Anticoncepcional: minha opinião

0 Flares 0 Flares ×

Oiii seus maravilindos, tudo bom com vocês?

Hoje vamos falar sobre um assunto um pouco mais sério, que na verdade é praticamente chamar para guerra a população feminina: o uso do tal anticoncepcional.

Muitas mulheres condenam a utilização do medicamento, outras defendem o uso com unhas e dentes e ainda tem as que tem algumas dúvidas e as que não tem uma opinião muito bem formada sobre o mesmo. De forma bem geral, eu já acompanhei o máximo de discussões possíveis sobre isso e compreendo todas as opiniões, sem julgar qualquer uma delas.

Independente do que cada uma pensa ou acredita, sou a favor de não julgar ninguém por isso e achoque cada um tem seus motivos para concordar, discordar, relutar ou defender o uso de qualquer que seja a substância medicamentosa. Hoje, vou falar para vocês um pouquinho da minha opinião, sobre o anticoncepcional que eu tomo e também sobre o uso dele para mim.

IMG_8964

Muita gente ainda trata esse tema como tabu, em geral a população mais velha é um pouco contra o uso, eu não vejo problema em falar sobre isso e acho que devemos expor nossas experiências porque muitas vezes ajudamos outras pessoas e também aprendemos muito sobre o tema.

Um breve relato sobre minha menstruação:

Minha primeira menstruação foi quando eu tinha 13 anos, já sabia que ela poderia aparecer - para atrapalhar minha vida – a qualquer momento, então não tinha nenhuma neura com relação a isso, até porque não sabia exatamente como isso funcionava.

Meu ciclo, desde o primeiro, nunca foi muito regular, esse negócio de 30 dias, comigo era quantos dias a menstruação quisesse e é isso aí. Mas uma coisa, nunca pude reclamar, meu fluxo nunca foi intenso e nunca foi longo, no máximo uma duração de 4 dias.

Algumas vezes eu tive cólica, nada que me impossibilitasse de sair da cama, como vejo que acontece com muitas meninas. Isso me incomodava, mas eu sou meio forte para dor, então tratava de esquecer a dor e caso ela continuasse incomodando ali, antes de dormir tomava um Buscopan.

Como escolher o anticoncepcional certo? 

O ideal é sempre consultar o seu ginecologista, afinal é ele quem estudou para isso e entende do assunto melhor do que nós, certo? Acho importante ter essa etapa, antes de iniciar o uso, porque é ele quem vai te falar sobre todos os benefícios ou problemas que o uso do anticoncepcional pode te trazer.

Confesso, que quando comecei a usar, não fui a um gineco, passei a usar o que uma amiga minha tomava e graças a meu bom Deus, nunca tive problema com ele. Depois de iniciar o uso, eu fui ao médico e contei tudo e ele falou que foi uma decisão bem errada, mas que pelo menos eu tinha acertado na escolha porque par amim seria uma boa opção o que eu havia iniciado a tomar.

Qual tipo de anticoncepcional tomar: continuado ou ciclo? E agora?

Sou uma pessoa que detesta tomar remédio, a dor precisa ser muito forte e eu estar a ponto de não aguentar mais, para tomar alguma coisa. Nunca quis tomar anticoncepcional, comecei por uma questão de necessidade – falo mais a baixo.

Eu pensava nos riscos hormonais, no aumento de peso, nos efeitos colaterais, na sensação de inchaço, no próprio inchaço, e até mesmo em uma futura trombose. Para mim, era o mesmo que me drogar todos os dias. Sinceramente, não vejo necessidade – a não ser que você tenha algum problema, como por exemplo, endometriose - de tomar o anticoncepcional contínuo – que não interrompe, 28 dias por mês. O ciclo, é aquele de 21 dias, ou seja são 3 semanas tomando o remédio e 1 semana sem tomar, que é a semana da menstruação.

IMG_8966

Esse da imagem acima, é o anticoncepcional Elani, só que de cartela contínua, sem interrupções e menstruação. Sei  que esse é o tipo de medicamento que mais afeta as mulheres em questões de trombofilia, e por isso é necessário um acompanhamento e fazer todos os exames necessários para iniciar o uso desse tipo do remédio. Eu não uso esse, tenho a cartela porque ganhei numa consulta a mostra grátis, mas na verdade tomo o Elani Ciclo – 21 dias, que vou falar abaixo.

Meu anticoncepcional: Elani Ciclo – 21 dias

IMG_8965

Eu tomo o Elani Ciclo, que é de 21 dias, com interrupção de uma semana, a semana da menstruação. Como já contei para vocês, não fui ao médico para começar a usar, somente depois, e ele  disse que para mim era uma boa escolha e eu não posso concordar mais. Tomo o mesmo anticoncepcional desde junho de 2008, já são quase 10 anos, e nunca tive nenhum problema com o mesmo.

Não engordei nem emagreci, não tive problemas com espinhas, não senti o inchaço aumentar, e melhor que isso, minha menstruação passou a ser regulada e passei a não ter aquelas cólicas chatinhas, que chegavam a doer, mas incomodavam bastante.

O maior benefício para mim, é o fato de ter regulado minha menstruação, algo que sempre me incomodou muito o fato de não saber quando iria estar menstruada porque meu ciclo tinha vida própria.

Lembrando:

  1. O anticoncepcional previne a gravidez, mas não previne as doenças sexualmente transmissíveis;
  2. O fato de tomar anticoncepcional, não significa deixar de usar camisinha;
  3. O remédio passa a fazer efeito mesmo, após 90 dias de uso (em média), quando o organismo já se acostumou com o medicamento e os hormônios passam a fazer o efeito completo, agindo na prevenção da gravidez.

 


 

 

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:

Face: /anarezendes

Instagram: @anarezendes

Twitter: /anarezendes

Canal: /anarezende

Snapchat: anarezendes

contato@anarezendes.com.br

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Tags :

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>